Ursula Regina Blume Lopes
IGREJA: AGÊNCIA QUE VIVE E PROPAGA O MISTÉRIO DE DEUS

A igreja de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até os nossos dias, é alvoda graça de Deus. Essa graça de Deus, derramada sobre sua igreja, fê-la alvo dodesvendamento do mistério da sua vontade, conforme Paulo escreveu em suaEpístola aos Efésios:
“... segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nósem toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundoo seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação daplenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra...” (Ef 1.7-10).
Em Efésios, Paulo utiliza o conceito do mistério, provavelmente por causada origem gentílica dos cristãos daquela igreja, sob a influência da religião gregada época. O evangelho de Jesus Cristo foi levado à cidade de Éfeso por Apolo, apósser instruído por Priscila e Áquila. Mais tarde, em sua viagem missionária, Paulochegou à cidade e ficou por dois anos para instruir os irmãos acerca do Caminho.Milagres ali aconteceram (At 19). Na prisão em Roma, Paulo escreveu a epístolaaos Efésios, para instruir os cristãos da Ásia Menor acerca dos privilégios eresponsabilidades da igreja, corpo de Cristo. Era uma epístola circular, ou seja,para ser lida por um grupo de igrejas próximas. Do primeiro ao terceiro capítulo,o apóstolo descreve como os cristãos são um só povo, por meio da morte de JesusCristo na cruz, e como eles são chamados a viverem juntos, em união, que é umaprerrogativa da igreja de Jesus Cristo.
Essa expressão que Paulo utiliza por diversas vezes na epístola, ou seja, omistério de Deus e mistério de Cristo chama a nossa atenção. O que é mistério? Éo “segredo desconhecido até que seja manifestado por Deus através de algummeio”. 1 Deus revelou o seu mistério em Jesus Cristo, na plenitude dos tempos.Jesus Cristo falou que os mistérios estavam sendo revelados a um grupo específico:os apóstolos. Falava por meio de parábolas, a fim de que grande parte dos ouvintesnão compreendesse seus ditos (Mt 13.10,11). Mistério refere-se “ao plano de Deusrevelado no evangelho para a salvação de toda a humanidade (Ef 3.1-12)”. Étambém o “conhecimento secreto que só Deus pode tornar conhecido”.
Paulo conhecia a religião dos mistérios gregos. A religião grega erapoliteísta e adorava inúmeras divindades. Entretanto, a verdadeira esperança dasalvação e de uma vida bem-aventurada no Além era depositada nas cerimôniasde iniciação, em rituais personalizados e secretos. Eram envoltos em mistérios deque a maioria não tomava conhecimento. Aproveitando-se dessa práticamisteriosa, Paulo revela o verdadeiro mistério de Deus: a salvação em Jesus Cristo,que alcança não apenas os judeus, mas também os gregos e todos os povos. Pauloafirma que a revelação do Espírito Santo lhe deu a conhecer o mistério de Deus elhe deu discernimento para compreender esse mistério, revelado a ele e aos santosapóstolos e profetas (Ef 3.1-5).
Durante este período de estudo da Bíblia, vamos abordar vários aspectos daigreja de Jesus Cristo, visando a refletir sobre sua importância no mundo de hoje,sobre a sua origem e as dificuldades que enfrentou durante a sua história (e aindaenfrenta) e como, por causa do mistério da atuação do Espírito Santo, mantém-seviva e ativa, propagando a verdade sobre a salvação em Jesus Cristo.
Existe, sim, um mistério no surgimento da Igreja de Jesus Cristo, fruto darevelação de Deus, na plenitude dos tempos. O nascimento de Jesus Cristo, filhode Deus, pela concepção virginal de Maria, envolve o mistério da manifestação deDeus neste mundo. Deus Pai entra neste mundo através do nascimento de seuFilho, concebido pelo Espírito Santo, no ventre de uma virgem. Ao falar domistério da revelação de Deus, Paulo se refere a uma nova dispensação (Ef 1.10 e3.9). Na antiga, o evangelho foi apresentado em forma de sombras e figuras(tabernáculo, templo, sacrifícios) e na obediência à Lei. Jesus é o divisor da história,cumprindo a Lei e as figuras antigas e inaugurando a nova dispensação
A igreja de Jesus Cristo nasce mediante a divulgação da grande Verdade: asalvação pela fé no Filho de Deus e mediante a aceitação dessa Verdade,primeiramente por parte dos apóstolos e dos discípulos que creram em seusensinamentos e O seguiram pela Palestina. Em seguida, por causa da pregaçãodesses apóstolos e dos discípulos, e da manifestação do Espírito Santo, quase trêsmil pessoas se converteram em Jerusalém, e foram batizadas. Logo depois, onúmero de convertidos chegou a quase cinco mil (At 2.41; 4.4). Esse crescimentofoi espetacular e envolve o mistério da vontade de Deus.
O crescimento da igreja de Jesus Cristo, durante mais de dois milênios deexistência, envolve o mistério da revelação de Deus. A figura da pequena sementeque se transforma numa grande árvore, em si, é um mistério. Jesus Cristo falousobre o reino de Deus semelhante a uma semente que frutifica e temostestemunhado essa verdade.
“O reino de Deus é assim como se um homem lançasse asemente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinassee crescesse, não sabendo ele como” (Mc 4.26,27).
Não sabendo ele como” – é o mistériodo crescimento.
A natureza da igreja, comparada a um corpo, o corpo de Cristo, é ummistério maravilhoso. Pela manifestação do Espírito Santo em nossas vidas,podemos desenvolver ministérios na igreja, da mesma forma que cada órgão emnosso corpo desenvolve determinada função, em harmonia com o todo (1Co 12.12-31). Aqui também está o mistério da unidade da igreja de Jesus Cristo: pessoasdiferentes, de povos diversos, de formação diferenciada, conseguem conviverharmoniosamente, como resultado da atuação do Espírito Santo na vida de cadaum.
Em Efésios 1.9-14, Paulo se refere ao mistério da vontade de Deus,afirmando que todas as coisas, tanto as do céu como as da terra, convergem paraJesus Cristo, como também está em Colossenses (2.9). Os não judeus alcançadoscom a palavra da salvação em Jesus Cristo foram selados com o Espírito Santo, ouseja, “assinalados como possessão de Deus”. 5 Todos, judeus e não judeus, fazemosparte do povo de Deus, do corpo de Cristo, pela fé que nele depositamos para anossa salvação.
No desenvolvimento da igreja como corpo de Cristo, pela atuação doEspírito Santo, há o mistério de todos os crentes, na nova dispensação, seremsacerdotes e terem acesso direto a Deus, por causa do sangue de Cristo
“Vós,porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus,a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a suamaravilhosa luz” (1 Pe 2.9).
Se antigamente havia a necessidade de um grupo seletode sacerdotes para conduzir o povo a Deus, agora, todos podemos nos achegarlivremente a Deus. Se antes havia um povo escolhido, o povo judeu, agora todosos povos e nações podem fazer parte do povo de Deus, ao crerem no sacrifício deJesus Cristo por todos nós.
Assim, todos somos responsáveis pela proclamação das boas novas desalvação em Jesus Cristo. A revelação do mistério de Deus é para todos os povos,de todos os tempos e lugares. É o Espírito Santo quem nos dirige e nos impulsionaa desenvolvermos tão grande missão. Essa atuação do Espírito de Deus, em si, éum mistério. Jesus comparou o Espírito ao vento, quando disse:
“O vento sopra ondequer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que énascido do Espírito” (Jo 3.8). “
Não sabes donde vem, nem para onde vai” – envolveo mistério de Deus.
A igreja de Jesus Cristo continua crescendo em todo mundo, alcançando osmais diferentes povos e nações, quer pelo testemunho dos cristãos ou pelo trabalhodos missionários. Sobretudo, cresce pela atuação maravilhosa do Espírito Santo,derramando seu poder e unção, transformando corações, pois é Ele quemconvence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11). Glórias, pois, a Deus peloprivilégio de fazermos parte das fileiras dos que tiveram suas vidas transformadaspor Jesus Cristo!
COMENTÁRIOS